Catálogo Taxonômico da Fauna Brasileira (CTFB)

 

Essa é uma importante iniciativa da Sociedade Brasileira de Zoologia que surgiu como uma demanda da Convenção sobre Diversidade Biológica (CDB), da Organização das Nações Unidas (ONU). A confecção do catálogo atende uma das 20 metas de Aichi. O suporte financeiro é dos Ministérios do Meio Ambiente (MMA) e Ministério da Ciência Tecnologia e Inovação (MCTI).

O lançamento do CTFB aconteceu em 21 de dezembro de 2015 e a lista pode ser acessada pelo link http://fauna.jbrj.gov.br e pelo Portal de Biodiversidade no site do MMA.

Esse é o primeiro produto do esforço de mais de 500 pesquisadores em Zoologia, especialistas nos mais diferentes grupos de animais do Brasil.

Desde o começo efetivo do projeto, em Abril de 2015, a equipe do Catálogo Taxonômico da Fauna do Brasil (CTFB) tem trabalhado de maneira integrada para gerar a primeira lista de espécies válidas encontradas no território nacional. Até o momento, foram identificadas 116.192 espécies taxonomicamente válidas; pela primeira vez temos um valor robusto para a riqueza de nossas espécies!

A equipe que vem administrando todo o processo é composta por pesquisadores da Sociedade Brasileira de Zoologia. Conheça-os melhor, acessando seu currículo Lattes.

Walter Antonio Pereira Boeger (UFPR) - Ver currículo

Hussam El Dine Zaher (MZUSP) - Ver currículo

José Albertino Rafael (INPA) - Ver currículo

Michel Paiva Valim (MZUSP) - Ver currículo