UFPA e MPEG - Edital Seleção 2012 PPGZOOL
 

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ / MUSEU PARAENSE EMÍLIO GOELDI/MCT
EDITAL DE SELEÇÃO PARA O CURSO DE MESTRADO EM ZOOLOGIA CONVÊNIO UFPA/MPEG

O Programa de Pós-graduação em Zoologia do convênio Universidade Federal do Pará (UFPA) e Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG) abre as inscrições para o exame de seleção ao curso de Mestrado do ano de 2012. O curso oferece duas áreas de concentração: Área 1 - Evolução e Biodiversidade e Área 2 - Conservação e Ecologia. O candidato deverá optar por uma das áreas na sua inscrição, levando em consideração a área de atuação do orientador.

1. Documentos necessários para inscrição
1.1. Formulário de inscrição devidamente preenchido (modelo próprio anexo). O candidato deve optar por uma das áreas de concentração;
1.2. Cópia autenticada, ou apresentação do original e cópia, da cédula de identidade ou outro documento de identidade e CPF;
1.3. Cópia autenticada do diploma de graduação ou atestado de conclusão de curso na área de Ciências Biológicas ou áreas afins. Observações: (1) A inscrição de alunos concluintes será aceita condicionalmente, na forma do Regimento do Programa. (2) Excepcionalmente e a critério do Colegiado do Programa, serão aceitas inscrições de graduados em áreas não afins a Ciências Biológicas. Nesse caso, o candidato terá que apresentar uma carta, com visto do orientador-proponente, indicando a razão de seu interesse no curso, o tema da dissertação que pretende desenvolver e sua experiência no assunto, que deve ser devidamente comprovada;
1.4. Histórico escolar do curso de graduação;
1.5. Currículo Lattes (impresso, versão integral) devidamente comprovado;
1.6. Tabela de Pontuação do Currículo Vitae preenchida (disponibilizada juntamente com a ficha de inscrição);
Os comprovantes das atividades inseridas deverão ser ordenados obrigatoriamente na mesma seqüência de indicadores da Tabela de Pontuação do Currículo Vitae.
1.7. Carta de aceite do orientador;
1.8. Duas fotografias 3x4 cm;
1.9. Pagamento de taxa de inscrição no valor de R$ 25,00. O pagamento pode ser feito no ato da prova ou na secretaria do curso.

2. Critérios para seleção
A seleção do mestrado será efetuada por uma Banca Examinadora designada pelo colegiado do curso, composta por três docentes para cada área de concentração. Os candidatos serão avaliados mediante um exame escrito e avaliação do currículo.
2.1. O exame escrito é composto de duas provas, uma de conhecimento, para cada área de concentração, e uma de inglês, comum às duas áreas. Ambas as provas são de CARÁTER ELIMINATÓRIO. A nota final do exame escrito será a média ponderada da prova de conhecimento [PESO DOIS (2)] e da prova de inglês [PESO UM (1)]:
2.1.1. A prova de conhecimento, por área de concentração, será baseada na bibliografia indicada neste edital. NOTA MÍNIMA SETE (07);
2.1.2. A prova de inglês, comum às duas áreas de concentração, inclui tradução e interpretação de texto científico em inglês, para ser respondida em português, com auxílio de dicionário. NOTA MÍNIMA CINCO (05).
2.2. A avaliação do Currículo Lattes (versão integral, COMPROVADO) será feita com base nos itens listados na Tabela de Pontuação do Currículo Vitae. A análise do Currículo Lattes é de CARÁTER
CLASSIFICATÓRIO
2.3. A classificação final será dentro de cada área de concentração, baseada na média ponderada do exame escrito [PESO CINCO (5)] e da avaliação do Currículo Lattes [PESO DOIS (2)]. Os candidatos serão aceitos no curso de acordo com a ordem de classificação até o preenchimento total do número de vagas.

3. Bibliografia recomendada (Área 1)
Amorim, D. S. 1997. Elementos Básicos de Sistemática Filogenética. 2a edição. Holos Editora, Ribeirão Preto. (Capítulo 2 – Tempo e Forma: Plesiomorfia e Apomorfia; Capítulo 3 – Forma e Agrupamentos Taxonômicos: Grupos Monofiléticos e Merofiléticos).
Brown, J. H. e Lomolino, M. V. 2006. Biogeografia. 2a edição rev. e ampl. – FUNPEC – Editora, Ribeirão Preto. (Capítulo 8 – Especiação e Extinção; Capítulo 9 – Dispersão).
Papavero, N. 1994. Fundamentos Práticos de Taxonomia Zoológica: Coleções, Bibliografia e Nomenclatura. 2ª edição, Editora UNESP, São Paulo. (Capitulo 8).
Pough, F. H.; Janis, C. M. e Heiser, J. B. - 2008. A Vida dos Vertebrados. 4a edição. Atheneu Editora, São Paulo. (Capítulo 1 – Diversidade, classificação e evolução dos vertebrados; Capítulo 2 – Parentesco e estrutura básica dos vertebrados; Capítulo 3 – Os primeiros vertebrados: Vertebrados Agnatos e a origem dos vertebrados Gnatostomados; Capítulo 9 – Origem e radiação dos Tetrápodes; Capítulo 11 – Synapsida e Sauropsida: Duas abordagens para a vida terrestre; Capítulo 16 – Os Diapsida da era Mesozóica: Dinosauria, Crocodylia e Aves; Capítulo 18 – Os Synapsida e a evolução dos mamíferos.)
Ruppert, E. E.; Fox, R. S. e Barnes, R. D. 2005. Zoologia dos Invertebrados. 7a edição. Editora Rocca, São Paulo. (Capítulo 4 – Introdução aos Metazoa; Capítulo 6 – Introdução aos Eumetazoa; Capítulo 9 – Introdução aos Bilateria; Capítulos 16 – Introdução aos Arthropoda; Capítulo 27 – Introdução aos Deuterostomia e Hemichordata)
Brusca, R. C. & Brusca, G. J. 2007. Invertebrados. 2ª Ed.: Editora Guanabara Koogan, (Capítulo 2- Classificação, Sistemática e Filogenia; Capítulo 3 – Arquitetura animal e o conceito de Bauplan; Capítulo 4- Desenvolvimento Animal, Ciclos de Vida e Origens; Capitulo 15 – A emergência dos artrópodes; Capítulo 24 - Perspectivas na filogenia dos invertebrados).

4. Bibliografia recomendada (Área 2)
Begon, M.; Townsend, C. R. e Harper, J. L. 2007. Ecologia: de indivíduos a ecossistemas; tradução: Adriano Sanches Melo et al. 4a edição. Porto Alegre: Editora Artmed. 740 p.
Ricklefs, R. E. 2001. Economia da Natureza. 5a. Edição, Rio de Janeiro: Guanabara-Koogan.
Gotelli, N. 2007. Ecologia. 3ª. Ed. Londrina: Editora Planta.
Odum, E. P. e Barret, G. W. 2007. Fundamentos de Ecologia; tradução da 5ª edição norte-americana: Pégasus Sistemas e Soluções; revisão técnica: G. Y. Shimizu. São Paulo: Thomson Learning Edições Ltda. (capítulos 9, 10, 11 e 12).

5. Datas e Locais
5.1. Período de inscrição: 22 de agosto a 13 de setembro 2011 (DATA DE RECEBIMENTO NA SECRETARIA DO PROGRAMA OU DE POSTAGEM);
5.2. Divulgação das inscrições homologadas: 14 de outubro;
5.3. Exame escrito: 9 de novembro de 2011:
5.3.1. Prova de conhecimento: 9:00 h-12:00 h
5.3.2. Prova de inglês: 14:00 h-16:00 h
5.4. Divulgação da lista de alunos aprovados na seleção: a partir do dia 10 de dezembro de 2011;
5.5. Locais:
5.5.1. Belém - PA (Museu Paraense Emílio Goeldi, Campus de Pesquisa, Av. Perimetral, 1901, Bairro Terra Firme);
5.5.2. Outras cidades:
- Alta Floresta - MT (Universidade do Estado do Mato Grosso Herbário da Amazônia Meridional);
- Brasília – DF (Universidade de Brasília – Instituto de Ciências Biológicas);
- Cuiabá – MT (Universidade Federal do Mato Grosso – Instituto de Biociências);
- Macapá – AP (Universidade Federal do Amapá – Campus Universitário Marco Zero do Equador);
- Manaus – AM (Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia);
- Porto Alegre – RS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul – Instituto de Biociências);
- Porto Velho – RO (Universidade Federal do Rondônia – Departamento de Biologia);
- Rio Branco – AC (Universidade Federal do Acre – Departamento de Ciências da Natureza);
- Santarém – PA (Universidade Federal do Pará – campus Santarém);
- São Luiz – MA (Universidade Federal do Maranhão – Departamento de Biologia);
- São Paulo – SP (Instituto Butantã – Laboratório de Artrópodes);
- Teresina – PI (Universidade Federal do Piauí – Centro de Ciências da Natureza).

Para informações mais específicas sobre o local do exame nestas cidades, procurar a secretaria do Programa de Pós-Graduação em Zoologia (endereços abaixo no item 8).

6. Número de vagas
Serão disponibilizadas 15 (quinze) vagas por área de concentração. As vagas serão preenchidas conforme a classificação dos candidatos em cada área de concentração.

7. Bolsas e recomendações
O Curso recebe bolsas da CAPES e do CNPq. Entretanto, não há garantia de bolsa de estudo para todos os alunos aprovados. O candidato aprovado deverá assinar termo de compromisso de dedicação integral ao curso, cuja duração será de até 24 meses, independentemente do recebimento de bolsa de estudo. As bolsas serão concedidas de acordo com a ordem de classificação. O candidato aprovado que possuir emprego ou outro tipo de remuneração deverá trazer, no ato da matrícula, declaração do empregador liberando-o de suas atividades, com ou sem vencimentos, pelo tempo de duração do curso.

8. Inscrições/informações adicionais
Secretarias do Programa de Pós-graduação em Zoologia:
8.1. Museu Paraense Emílio Goeldi, Campus de Pesquisa, Coordenação de Zoologia, Av. Perimetral, 1901/1907 - Terra Firme, Caixa Postal 399, 66017-970 Belém, Pará, Brasil.
Tel: (91) 3217-6100
Fax: (91) 3274-1615.
E-mail: pgzool@museu-goeldi.br
Site: www.ppgzool-ufpa.com.br

 
» Edital Mestrado
» Formulário inscrição